MISSAL ROMANO DE 1962
PARA AS MISSAS EXTRAORDINÁRIAS DO RITO ROMANO
APRESENTAÇÃO
Desde há muito tempo é solicitada a criação de um Missal Romano para o uso do Rito Extraordinário Romano (ou rito antigo). Muitos dos nossos predecessores, uns conservadores e outros favoráveis ao Concílio do Vaticano II, estudaram sobre o presente lançamento deste Missal Romano, promulgado por São João XXIII, no ano de 1962.
É de recordar a vivência espiritual dos tradicionais, daqueles que mantém a tradição liturgia viva, como pilar de Fé e conservação da primeira Missa celebrada também pelos primeiros Cristãos; Foi solicitado pelo Santo Padre Inocêncio VI, desde o inicio do Pontificado, a elaboração do Missal Tridentino.
Atentos a esta solicitação, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos procurou buscar a solução para o seu impressum e sua publicação de forma extraordinária e urgente. Desta forma, a fim de conservar a tradição desta Missa que tanto fez parte e santificou tantos Santos que hoje veneramos nos altares da nossa Igreja, Una Santa Católica e Apostólica, apresentamos a I Edição do Missal Romano.
Na esperança de conservar a Tradição Litúrgica e Católica, dando liberdade a todos os clérigos que o queiram celebrar, dispomos oficialmente por meio desta Publicação o Missal Romano. Estabelecemos que este rito escrito e elaborado por nós, provém de direitos autoriais.
Roma, 23 de abril de 2022, primeiro de nosso Pontificado.
Com aprovação eclesiástica,
+ Enrico Joseph Cardeal Montini
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.